sábado, 22 de outubro de 2011

INTERVÊNÇÃO PRECOCE - CRECHE

INTERVÊNÇÃO PRECOCE
CRECHE

A intervenção precoce no desenvolvimento infantil:
·       É uma prática preventiva e terapêutica.
·       Procura um ambiente humano e físico, promotor do desenvolvimento das potencialidades das crianças e seu grupo familiar, bem como de todos aqueles que interagem diariamente.
·       Considera a criança como sujeito da acção, capaz de trans formar essa acção em desenvolvimento e despoletar a sua autonomia criadora.
Fomenta a presença de um “adulto observador e relevante” que, atento às necessidades e potencialidades da criança, acompanha e facilita o processo de desenvolvimento.
O objectivo da intervenção precoce no desenvolvimento da criança é “ recuperar a função materna, paterna e familiar”. O trabalho com a família e com os outros agentes responsáveis pela educação da criança (mães, pais, avós, educadores, etc.) deve ser o centro de toda a acção, elemento necessário para a criação de um ambiente propício ao seu desenvolvimento.
A intervenção do adulto deve ser “ indirecta”, utilizando a “observação” como metodologia de trabalho, criando um espaço adaptado às necessidades e potencialidades de cada criança, favorecendo a consciência de si mesmo, dos outros e do meio envolvente.
A educação apropriada para uma criança do 0 ano de idade é a intervenção precoce, cujo princípio fundamental é o respeito por ela enquanto pessoa.”Quando as respeitámos, a sua auto-estima aumenta e são capazes de fazer as coisas sozinha.   (Dra.Chockler)
Ao tentarmos ensinar as crianças a realizar as acções do ponto de vista dos adultos, conseguimos apenas que sejam perfeitos imitadores, incapazes de ser criativos. A solução passa por criar espaços e momentos livres em que se possam desenvolver de acordo com as suas possibilidades. É imprescindível que as crianças sintam prazer no que fazem, tendo o adulto de estar atento e observar os primeiros sinais de cansaço, distracção ou aborrecimento.

1 comentário:

  1. Considero que uma avaliação do desenvolvimento mais completa e especializada e iniciar a intervenção o mais precocemente possível, permite-nos aproveitar a plasticidade cerebral para recuperar algumas competências e para evitar o acumular de dificuldades.
    Este reconhecimento é vital, para que a criança seja sinalizada o mais cedo possível.
    Pode fazer a diferença incentivar os pais a brincar com o seu filho de uma forma mais dirigida, e saber que jogos ou estratégias usar.
    É nossa missão ajudar os pais e abrir portas aos apoios, para que se sintam fortalecidos e não desistam de investir no futuro do seu filho.

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