«Oferecer às crianças o ambiente que substituí o meio familiar, num local onde (…) será possível desenvolverem-se em todos os domínios». (GRANGER, Maria José, Guia para Montagem e Funcionamento de uma Creche)
Uma creche é um local onde «a criança muito pequena recebe cuidados que ajudam o seu desenvolvimento emocional, intelectual, social e físico» e em que as suas necessidades básicas serão asseguradas por pessoas especializadas e competentes.
Como prolongamento da família, e entre outras necessidades a que deve dar resposta, a CRECHE promove oportunidades de actividades, sono/repouso, higiene e alimentação.
De acordo com uma intencionalidade educativa muito própria a CRECHE é organizada procurando contrariar a tradicional história de “depósitos de crianças”, abordando temáticas como: a organização do ambiente educativo, gestão de rotinas, o desenvolvimento da autonomia e da construção de relação afectiva, entre outras de igual importância, favorecendo a colaboração com a família na sua educação e formação.
Sem comentários:
Enviar um comentário