segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A escola e a linguagem



Ida da criança para a escola
Quando a criança começa a conviver com outras, aumenta o seu espaço de acção. “…a ida da criança pequena para escola pode trazer benefícios, pois as situações escolares podem ser ricas em experiências sociais e de aprendizagem. A possibilidade de vivenciar situações diversificadas e sistemáticas de comunicação tende a acelerar a aquisição de linguagem”.
                                                                                                                                       (Zorzi, 1993)
O Educador de Infância tem, neste momento, um papel muito importante! A criança vai confrontar-se com uma situação diferente da vivenciada até ao momento de entrar para a escola, desenvolver a sua socialização secundária e ter contacto com determinados tipos de materiais, desenvolver os potenciais cognitivos, promover as suas competências psicomotoras e desenvolver comportamentos e atitudes de forma que possa, sem grandes receios, enfrentar um novo mundo que terá que enfrentar quando entrar quando entrar na escolaridade básica.
A aquisição de linguagem, tal como o desenvolvimento geral da criança corresponde a um processo individual, verificando-se sempre variações de criança para criança. Assim, um ligeiro atraso na aquisição da linguagem não deverá ser classificado, desde logo, como um atraso mental ou uma perturbação psicológica.
A linguagem pressupõe o desejo de comunicar e desenrola-se num contexto social interactivo observável que revela o relacionamento estabelecido com os outros. O meio afectivo e a estimulação de criança, bem como o seu próprio temperamento, constituem factores essenciais ao desenvolvimento individual da linguagem, linguagens (Psicóloga Nadja Troeger,nadjatroeger@yahoo.com).
Ao educador compete proceder ao despiste de anomalias ou perturbações na aquisição da linguagem da criança. Para que possamos actuar e encaminhar a criança de forma adequada, há que ter em atenção qual a origem do problema detectado. Quando se verifica alguma anomalia ao nível dos órgãos que intervêm na linguagem, é sempre certo que esta será afectada:
·         Afasia - resultado de lesões cerebrais por traumatismo, tumores ou acidentes vasculares.
·         Disartria – problemas de pronuncia com origem nas dificuldades da fala, causada por disfunções no aparelho fonador, ou perturbações com origem em causas externas ao aparelho fonador ou por problemas auditivos.
·         Disfonia ou Disfemia  (gaguez).
·         Dislalia – causada por uma inadequada imitação da linguagem das pessoas que rodeiam a criança.

O ritmo de desenvolvimento da fala varia muito de criança para criança, nas crianças de audição normal, é esperado que o sistema fonémico-fonológico esteja completo e bem estabelecido por volta dos 4 anos

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