quarta-feira, 19 de outubro de 2011

BREVE HISTÓRIA... A CRECHE

UM POUCO DE HISTÓRIA …
A CRECHE
A guarda e a educação das crianças, permaneceu durante muitos anos enraizada na nossa sociedade, como sendo função prioritária das mães. Devido às transformações na sociedade, nomeadamente a emancipação da mulher no mercado de trabalho, surge a necessidade de confiar os seus filhos desde cedo aos cuidados de outrem.
Inseridas neste contexto, surgem as primeiras Instituições destinadas às crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e os 3 anos de idade - as Creches -, que detinham, inicialmente, a função de proporcionar à criança cuidados de saúde, alimentação e higiene.
No sentido de promover o adequado desenvolvimento global da cada criança, estes pressupostos têm vindo a ser progressivamente alterados. Ao longo dos anos, as Creches deixaram de ter um carácter unicamente caritativo, passando a ter uma identidade própria, sendo mesmo, nos dias de hoje, considerado um recurso essencial da comunidade, actuando ao serviço da família e representando uma resposta educativa muito além da simples substituição da família.
Esta evolução do conceito de Creche foi acompanhada por um conhecimento mais alargado sobre a criança com menos de três anos, que hoje é vista como um ser com capacidades próprias interagindo e influenciando o meio onde esta inserida.
Permitindo uma comunicação permanente e uma socialização constante de forma a proporcionar um desenvolvimento adequado à criança, a Creche deve proporcionar actividades diversificadas, que favorecem por um lado o contacto físico entre criança - adulto e, por outro, um desenvolvimento da linguagem mais cedo e de uma forma mais complexa.
Com papel vital de satisfazer as necessidades básicas da criança, garantindo, num ambiente seguro e saudável, o desenvolvimento integral e harmonioso de todas as potencialidades e competências da própria criança, a organização curricular da Creche deverá contemplar um ambiente calmo, seguro, estimulante e facilitador de aprendizagens e interacções sociais e afectivas.
O carácter educativo da Creche engloba, por isso mesmo, tudo o que acontece no seu dia-a-dia, organizado e planificado tendo em vista as necessidades e interesses da criança, bem como as necessidades de aprendizagem pessoal e social, expressão e comunicação e conhecimento do mundo.

“ A creche é uma realidade que está para ficar.
O desafio está em torná-la uma realidade.”
                                                                              (Gabriela Portugal, 1998)

Sem comentários:

Enviar um comentário