quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Linguagem oral e escrita

A aquisição e a aprendizagem da linguagem oral e escrita são domínios de grande relevância na educação pré-escolar. O educador tira partido do que a criança já conhece permitindo-lhe contactar com as diferentes funções do código escrito. A abordagem à escrita é numa perspectiva de literacia, leitura no sentido de interpretação e tratamento de informação que implica a “leitura” da realidade das imagens, e de saber para que serve a escrita (registos), com o objectivo de adquirir um maior domínio da linguagem. Esta aprendizagem baseia-se na exploração de carácter lúdico da linguagem, prazer em lidar com as palavras, inventar sons e descobrir relações. Sondando a nossa cultura tradicional e literária expomos as rimas, as lengalengas, as trava-línguas, as adivinhas e as poesias. A comunicação não verbal aprofunda a linguagem através do gesto e da mímica. O desenho é uma forma de escrita, as duas formas de registo, surgem associadas e completando-se mutuamente. O desenho de um objecto pode substituir uma palavra, uma serie de desenhos podem narrar uma história.
Nos livros, as crianças descobrem o prazer da leitura, a sensibilidade estética literária e plástica.

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