A palavra “didática” foi utilizada, pela primeira vez, por Ratke em 1629, quando escreveu os principais aforismos didáticos. Porém, só veio a ser definida por Jean Amos Comenius, em sua obra “Didática Magna”, publicada em 1657, conceituando-a como “a arte de ensinar tudo a todos”. Comenius trata concomitantemente à didática como técnica e também como instrumento de nivelamento do ensino, como se ela pudesse homogeneizar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a todos os alunos. Nesse entendimento, não são consideradas as diferenças individuais. Além disso, demonstra a visão positivista do processo de ensino-aprendizagem.
O Bloguefólio foi criado no âmbito da disciplina de Teorias de Desenvolvimento Curricular,do Complemento Cientifico-Pedagógico em Educadores de Infância sob a orientação do professor Dr.Carlos Jorge Sá. Este pretende ser um processo de maturação profissional,onde serão postados documentos relativos à formação e actividade dos educadores de infância.
Ótimo!
ResponderEliminarGood
ResponderEliminarGood
ResponderEliminar